Aquela frase “As crianças são o futuro do planeta”, é a cara da brasileira Júlia Bonitese.

Com apenas 10 anos, a menina de Minas Gerais criou um projeto, que foi reconhecido pela ONU e tem como meta ajudar a salvar o planeta Terra.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), Júlia é um exemplo. Ela foi mencionada como uma das ativistas ambientais mais novas do país em uma live do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Hoje, Júlia comanda o projeto Pequenos Protetores do Planeta e faz publicações para crianças, com dicas, lições e até desafios sobre como tornar o meio ambiente mais preservado. Ela disse que quer transformar o mundo e tem feito isso da melhor forma possível!

Geração da restauração

Juju, como é chamada pela mãe, tem plena consciência de que faz parte da ‘geração restauração’ e conhece muito bem os objetivos de desenvolvimento sustentável, da Agenda 2030 da ONU para atingir um mundo melhor para os povos e nações.

Inspirada em ativistas como Greta Thunberg e Malala, no exterior, Luciano Frontelle, do Plant For The Planet Brasil, e Brenda Izidio, da Rede Global de Biodiversidade Jovem, a nossa brasileira adora assistir a documentários.

Ela lembra que a motivação para cuidar mais do meio ambiente surgiu na pandemia, quando a família mudou para um sítio durante o isolamento.

Foi assistindo a uma aula, que a ideia de criar um projeto surgiu.

“Eu estava almoçando com a minha mãe, aí eu lembrei das aulas de ciências que eu tive, dos livros que eu li, e aí eu falei pra minha mãe que eu queria fazer alguma coisa para ajudar o planeta”, conta Júlia.

Conectada com a natureza desde pequena

A mãe de Júlia, Karina Bonitese, contou que tudo aconteceu de repente. Ela reconhece que a filha sempre foi muito conectada com a natureza. Foi por isso que não mediu esforços para ajudá-la a pensar em algum projeto.

Foi quando Karina criou o perfil no Instagram, para que a menina pudesse compartilhar ações sustentáveis para, quem sabe, despertar em outras crianças o mesmo desejo pela proteção da natureza.

Apesar do projeto ser voltado para o público infantil, já que ele é pensado e produzido pela pequena Júlia, no Instagram o público adulto é mais presente.

As primeiras mudanças vieram de dentro da família. Observando as postagens da menina, as tias pararam de jogar óleo de cozinha na pia, aprenderam com ela a guardar os materiais recicláveis para a reutilização e fecham a torneira enquanto escovam os dentes.

Papo Natural

Do perfil no Instagram, Júlia partiu para um programa online de entrevistas, o ‘Papo Natural’. Os primeiros encontros foram em formato de live e as crianças podiam ligar a câmera e o microfone e conversar sobre o assunto.

“O ‘Papo Natural’ é uma roda de conversa entre crianças, entrevistamos uma pessoa da área ambiental na maioria das vezes com algumas perguntas feitas pelas crianças”, conta Júlia.

Hoje o programa já tem um estúdio e ela recebe convidados que também dedicam o tempo a preservar o meio ambiente.

Além disso, Júlia tem dado palestras em escolas de Belo Horizonte, com pequenas oficinas sustentáveis.

“Na oficina que eu faço para as crianças do segundo ano eu ensino elas a fazerem uma bolinha de sementes com fita de papel reciclado e nela a gente coloca sementinhas. Vai molhando elas para o papel ficar sempre úmido e germinando. É a coisa mais fofa”, conta Júlia.

Para as crianças, ela fala que “se o cuidado com a natureza é algo que realmente elas gostam, que estão abertas a participar, com ações dentro de casa mesmo já está perfeito”.

E, por fim, ela ainda manda um recado não só para a criançada, como para os adultos também: “Você, como todas as outras crianças, é capaz de proteger o planeta e fazer a diferença”, finaliza Júlia.

Júlia dá dicas sobre como preservar o meio ambiente - Foto: arquivo pessoal

A brasileira de 10 anos dá dicas sobre como preservar o meio ambiente – Foto: arquivo pessoal

Júlia Duarte, de oito anos, e suas “bombinhas de semente”. Foto: rquivo pessoal

Júlia Duarte e suas “bombinhas de semente” para preservar a Natureza. Foto: rquivo pessoal

 

Fonte: notícia boa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui