A mega ferrovia vai ligar Brasília à praia no Espírito Santo. O trem vai passar por Minas Gerais.

Falam que Brasília para ser perfeita só falta ter praia… Agora ao que tudo indica este desejo vai se tornar meia realidade! A capital federal vai ganhar uma ferrovia que ligarrá Santa Maria (DF), região administrativa a 26 km da capital federal, ao litoral do Espírito Santo, no município de São Mateus.

A informação foi publicada pelo Ministério dos Transportes no Diário Oficial da União (DOU). Depois de pronta, será a  maior ferrovia privada do país.

O projeto foi batizado de “Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek”. A estimativa é investir R$ 14 bilhões em mais de 1.000 km de extensão. A distância entre Santa Maria (DF) a São Mateus (ES) é de aproximadamente 1.310 km.

Minas, Espírito Santo e Brasília

A descrição do projeto prevê a ligação do município de São Mateus (ES) a Santa Maria (DF) passando pelos Distrito Federal, Minas Gerais e Espírito Santo.

A iniciativa está no programa de isenção de impostos, nos projetos contidos no Marco Legal das Ferrovias.

Marco Legal das Ferrovias

Dentro do marco Legal das Ferrovias, o projeto pretende ampliar a malha ferroviária do país pela iniciativa privada.

A legislação usa o instrumento da outorga por autorização para garantir que a iniciativa privada assuma todo o risco de colocar o projeto em pé.

Agora falta saber se a linha de trem que levará Brasilia até a praia será exclusiva para trens de carga ou passageiros também poderão fazer a rota.

O projeto aprovado será realizado pela Petrocity Ferrovias Ltda, que não deu prazo para início e término da obra.

A Petrocity terá 30 dias para informar ao ministério sobre a conclusão ou pedido de cancelamento do projeto.

Malha ferroviária brasileira

No país há atualmente pouco mais de 28.276km de ferrovias para tráfego, voltadas sobretudo para o transporte de minérios e grãos.

Destaque para o Mato Grosso do Sul, com 67,95km de ferrovia por 10 mil habitantes e Rio Grande do Sul, com 28,50km.

O governo federal atua de forma intensa nas concessões para a iniciativa privada ajudar no crescimento da malha ferroviária do país.

Ao todo, já foram mais de R$ 85 bilhões de investimentos, destinados principalmente à reforma de material, aquisição de novas tecnologias, qualificação das operações e capacitação profissional.

O ousado projeto da Petrocity Ferrovias promete gerar empregos e dinamizar o transporte de cargas entre os 3 estados. Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.

O ousado projeto da Petrocity Ferrovias vai além de ligar Brasília a à praia no ES. Promete gerar empregos e dinamizar o transporte de cargas entre 3 estados. Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.

Com informações de Portal 27 e Antf.

De: Redação / Fonte: Sonoticiaboa

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