Vazamento de obras, como o novo Zelda, preocupam os fãs que querem ter a experiência completa
Não é raro querer fugir de assuntos nas redes sociais, mas esse sentimento se torna ainda mais forte quando falamos sobre spoilers de filmes, séries e games.
O caso mais recente é de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom. Com lançamento marcado para o próximo dia 12, o game vazou quase 10 dias antes, e detalhes da história já estão sendo revelados em várias plataformas.
Para te ajudar a fugir destes spoilers (e de outros no futuro), damos algumas dicas abaixo sobre como evitar essas informações nas redes sociais.
Começando pelo Twitter, rede que concentra grande parte dos spoilers, a primeira dica é não clicar nas hashtags relacionadas ao tema. Embora sejam criadas para concentrar discussões, as hashtags costumam também estar cheias de spoilers e até imagens.
Além disso, um dos recursos da plataforma é a opção de silenciar palavras em sua linha tempo. Assim você não precisa deixar de seguir ninguém, e evita que certos temas sejam apresentados em sua rede. Para fazer isso:
- Clique na opção “Mais” no menu esquerdo do perfil
- Vá em “Configurações e suporte”
- Clique na aba “Configurações e Privacidade”
- Selecione a opção “Privacidade e Segurança”
- Entre em “Silenciar e Bloquear”
- Selecione “Palavras silenciadas” e clique no “+” no canto superior da tela
Nesta opção, o mais importante é incluir a maior quantidade possível de variações que podem conter spoiler. No caso de Zelda, é interessante colocar o nome do jogo, dos personagens e locais do game, e até memes, como “Zeldinha”:
Outro ponto é assinalar a opção “qualquer pessoa”, para mutar também possíveis postagens de amigos, e a duração do silenciamento. Caso você ainda não saiba quando vai jogar, é interessante escolher a opção “Até você tirar a palavra do silenciamento”, para evitar que os spoilers voltem para a sua timeline antes do previsto.
Lembrando também que é possível silenciar e bloquear contas específicas, para não ver o conteúdo delas durante o período de spoilers.
O Facebook não tem uma ferramenta para silenciar palavras em si, mas é possível colocar algumas páginas em “modo soneca” por 30 dias.
Para fazer isso, basta ir até uma publicação da página em questão, acessar as opções e escolher: “colocar em modo soneca por 30 dias”. Isso vale especialmente para páginas que você imagina que podem soltar algum spoiler ou imagem. Assim você não precisa deixar de seguir, e fica sem receber informações de tal página por um mês.
O Instagram possui algumas ferramentas para fugir de temas. Uma das opções da plataforma é ocultar palavras, mensagens e até emojis, para evitar de passar pelo conteúdo acidentalmente. Para isso:
- Abra seu perfil no Instagram
- Clique nas três linhas no canto superior direito
- Vá em “Configurações e privacidade”
- Procure “Palavras ocultas”
Nessa parte, é possível utilizar várias ferramentas de privacidade, incluindo “Palavras e frases personalizadas”, em que você pode incluir palavras e emojis que não quer ver, e atualizar a qualquer momento.
E, é claro, sempre é possível silenciar ou bloquear um perfil específico, do qual você ache que pode surgir algum spoiler. No caso do Instagram, há a opção de silenciar, separadamente, Publicações, Stories e Notas. O usuário silenciado não é informado e é possível remover as restrições a qualquer momento:
Com estas informações em mãos, esperamos que todos que não desejam saber spoilers tenham a experiência completa a partir de 12 de maio, quando The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom será lançado oficialmente.
De: Redação / Fonte: Jovemnerd