O governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, segue na frente de seus possíveis oponentes na corrida pelo comando do Palácio do Buriti em mais uma pesquisa de opinião e intenções de voto. Nesta segunda-feira (13), foi a vez da Paraná Pesquisas divulgar um levantamento realizado no Distrito Federal, entre os dias 6 e 10 de junho, por meio de entrevista pessoal, com 1.540 eleitores, que confirma o favoritismo do emedebista.

O governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, segue na frente de seus possíveis oponentes na corrida pelo comando do Palácio do Buriti em mais uma pesquisa de opinião e intenções de voto. Nesta segunda-feira (13), foi a vez da Paraná Pesquisas divulgar um levantamento realizado no Distrito Federal, entre os dias 6 e 10 de junho, por meio de entrevista pessoal, com 1.540 eleitores, que confirma o favoritismo do emedebista.

De acordo com o instituto, na pesquisa espontânea ao GDF, a qual o eleitor é provocado a dizer o nome de quem pretende votar para governador, o nome de Ibaneis surge com 17,3%. Em segundo lugar aparece o ex-governador Arruda, do PL, com 2,1%. Reguffe, do União Brasil, e Leandro Grass, do PV, estão com 0,6%. Na sequência, aparecem empatados Flávia Arruda (PL), Izalci (PSDB) e Leila do Vôlei (PDT), todos com 0,5%.

Um detalhe importante nesse levantamento espontâneo é que 68,2% dos entrevistados não responderam ou ainda não sabem em quem vão votar para governador nas eleições deste ano. 8,4% manifestaram que votam nulo ou em branco.

Veja abaixo o resultado da pesquisa espontânea para o GDF:

Na pesquisa estimulada, quando o eleitor entrevistado é apresentado a uma lista de nomes de possíveis candidatos, a Paraná Pesquisas simulou dois cenários. No primeiro, o senador Reguffe não está na lista. E no segundo, Reguffe entra e sai a deputada Flávia Arruda.

No primeiro cenário, Ibaneis Rocha está liderando com 40% das intenções de votos, quase o dobro da deputada Flávia Arruda, que é pré-candidata ao Senado e não ao GDF, mas aparece no levantamento como segunda colocada com 22, 1%. Em seguida surge a senadora Leila com 11,6%. Leandro Grass, pontua com 3,4%. Rafael Parente, do PSB, com 2,3%. E Keka Bagno, do Psol, 0,7%. Nesse quesito, 7% disse que não sabe ou não respondeu e 12,9% votaria em branco ou nulo.

Veja abaixo o resultado do primeiro cenário da pesquisa estimulada para o GDF:

No segundo levantamento para o GDF, Ibaneis ultrapassa a marca dos 40 pontos chegando a 41,1% e o senador Reguffe, que ainda não disse qual cargo vai disputar neste ano, está em segundo lugar com 16%. Nesse cenário, Leila vai para 12,5%, Grass, 3,7%; Parente, 2,5%; e Keka, 0,7%. Brancos e nulos, 15,6%; e não sabe e não respondeu, 7,9%.

Veja abaixo o resultado do segundo cenário da pesquisa estimulada para o GDF:

2º turno

A Paraná Pesquisas também fez dois levantamentos de um eventual 2º turno nas eleições deste ano na corrida para o GDF. No primeiro deles, o instituto perguntou ao eleitor se houvesse confronto entre Ibaneis e Flávia, em quem ele votaria. 48,5% disseram que votariam no atual governador emedebista e 33,4% manifestou que votaria na ex-ministra. Veja abaixo o resultado desse cenário:

No segundo confronto, a Paraná simulou um embate entre Ibaneis e Reguffe. Nesse cenário, o governador Ibaneis chega quase a cravar os 50 pontos ficando com 49,4% das intenções de votos. Reguffe não ultrapassa a marca dos 30 pontos e 26,7% disseram que votam nele num eventual segundo. Veja abaixo o resultado desse levantamento:

A Paraná Pesquisas ainda submeteu os entrevistados a perguntas sobre em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum e qual dos candidatos apresentados ele não conhecia suficientemente para opinar.

Apesar de ser uma medalhista olímpica, a senadora Leila surge como a mais rejeitada. 41% responderam que não votariam nela de jeito nenhum.  Já o distrital Leandro Grass, mesmo sendo o candidato do ex-presidente Lula, do PT, ao GDF, aparece como o candidato mais desconhecido. 63,4% disseram que não o conhece.

O levantamento do instituto Paraná Pesquisas foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número DF-09171/2022.

Fonte: Eleições 2022

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um × 4 =

Solve : *
4 + 8 =