Crianças de 9 a 13 anos com vivência em balé clássico podem participar da seleção; aulas gratuitas começam a partir de 21 de julho
A dança como ferramenta de formação, inclusão e desenvolvimento ganha mais força no Distrito Federal. Nos dias 18 e 19 de julho, às 16h, o Instituto Futuro Certo, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), realiza as audições oficiais da Escola de Formação de Bailarinos de Brasília. As seletivas acontecem no Centro de Dança do Distrito Federal, na Quadra 1 do Setor de Autarquias Norte.
O projeto gratuito é voltado para crianças entre 9 e 13 anos com experiência prévia em balé clássico e tem como objetivo oferecer formação técnica, artística e pedagógica de excelência, promovendo acesso democrático à arte e identificando novos talentos.
A iniciativa será desenvolvida entre 21 de julho e 21 de dezembro de 2025, com turmas funcionando em contraturno escolar, de segunda a sexta-feira, organizadas por faixa etária e ano de formação:
-
1º ano (8 a 9 anos): aulas das 15h às 18h
-
2º ano (9 a 10 anos): aulas das 14h às 17h
-
3º ano (10 a 13 anos): aulas das 16h às 19h
Formação completa e gratuita
Durante o semestre, os alunos selecionados terão acesso a aulas teóricas e práticas, com professores especializados, estrutura adequada e disciplinas como:
-
Balé clássico
-
Danças urbanas
-
Lyrical jazz
-
História da dança
-
Musicalização
-
Repertório
-
Preparação física
Além da formação gratuita, o projeto oferece uniforme completo e sapatilhas para todos os participantes, reafirmando o compromisso com a igualdade de oportunidades no campo artístico.
Seleção com banca especializada
As audições marcam o início do ciclo formativo e são voltadas a crianças com vivência anterior em balé clássico. Os participantes serão avaliados por uma banca especializada, que levará em conta postura, musicalidade, expressividade corporal, flexibilidade e domínio técnico, garantindo o enquadramento em turmas compatíveis com o nível de cada um.
“A contemplação faz parte, mas o turista precisa de uma rota estruturada e completa, com segurança e infraestrutura”, reforça a turismóloga da Setur, Yula Moura.
Investimento em política cultural
A implementação da Escola de Formação de Bailarinos de Brasília representa um avanço nas políticas públicas voltadas à cultura e educação, fortalecendo a cadeia produtiva da dança e promovendo a transformação social por meio da arte.
Além disso, o projeto abre caminho para a criação do primeiro Corpo de Baile Profissional do DF, oferecendo novas perspectivas a artistas da região e ampliando o impacto cultural, social e econômico do setor.
De: Redação / Fonte: Agência Brasília / Foto: Divulgação















Pixel Impression Tracking URL Secure:
https://snsrsv.com/metric?t=eyJiIjogOTI5LCAiZSI6ICJpbXByZXNzaW9uIn0=&img=i.png&c={CACHEBUSTER}
Pixel Click Tracking SECURE:
https://snsrsv.com/click/?t=eyJiIjogOTI5LCAiZSI6ICJjbGljayJ9
Pixel Click Tracking Insecure:
http://snsrsv.com/click/?t=eyJiIjogOTI5LCAiZSI6ICJjbGljayJ9