Jogabilidade Sem Limites: Controle Especial com Nove Botões e Design Flexível Chega ao PlayStation 5

Inclusão nos games. O PlayStation 5, videogame da Sony, inovou e traz agora um novo controle para pessoas com deficiência. O joystick tem nove botões, um direcional e foi pensado para se adaptar às deficiências do usuário.

O controle da Sony também aceita expansões, como pedais e alavancas externas, mas não precisa delas para funcionar. A configuração padrão é mais acessível e dá para jogar com o pés, inclusive.

“Alguns jogadores colocaram o controle no chão e começaram a usar com os pés”, disse Alvin Daniel, diretor do projeto.

Adaptável a sua maneira

Ao todo, mais de 100 engenheiros no Japão e Estados Unidos participaram da produção.

“Apresentando o controle Access, um controle personalizável para atender às necessidades dos jogadores, projetado em colaboração com especialistas em acessibilidade para ajudar pessoas com deficiência a jogar com mais conforto por mais tempo”, informou a marca.

Outras marcas de videogame já têm produtos controles acessíveis no mercado, mas a Sony inova.

O controle produzido pela marca japonesa é todo modificável e se adapta de diferentes maneiras para diferentes usuários.

Assim como o tamanho, é possível ajustar a configuração dos botões e até mesmo trocar as capas que recobrem o produto, para que a textura funcione melhor.

Pode adicionar mais dispositivos

Também é possível adicionar mais botões e dispositivos, caso o usuário necessite.

Gatilhos especiais, e outros acessórios compatíveis podem ser inseridos nas entradas disponíveis, por exemplo.

Além disso, o dispositivo aposta em três estratégias gerais: ele é plano, não precisa ser segurado e seu layout é todo customizado.

Jogadores aprovam

Sam Schaffel é designer de acessibilidade e foi um dos primeiros a testar o controle do PlayStation 5.

“Ficou mais fácil pra mim, eu consigo variar os botões e as texturas e isso me ajudou a mexer o personagem com a mão esquerda, algo que eu nunca consegui fazer desde quando comecei a jogar jogos na infância”, contou.

Segundo Alvin Daniel, o controle foi justamente pensado para atender a maioria do público possível.

Fonte: SOnoticiaboa

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