No mês voltado à conscientização, prestadora de serviços à rede pública celebra mais de mil mamografias: tratamento no estágio inicial pode resultar em taxas de sobrevivência de 90% ou mais

Uma das datas mais importantes do calendário da saúde, o Outubro Rosa traz anualmente a conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama – um fantasma que infelizmente ainda assombra a população, principalmente a parcela feminina. O mês reforça a importância dos exames preventivos, uma vez que estudos mostram que o tratamento no estágio inicial pode resultar em taxas de sobrevivência de 90% ou mais.

Dessa forma, realizar exames regulares, como a mamografia, o autoexame e exames clínicos, é fundamental para garantir que qualquer câncer de mama seja identificado o mais cedo possível, aumentando as chances de um resultado positivo no tratamento.

Agora, terminado o mês da campanha, é importante que as mulheres guardem consigo a mensagem da importância dos exames na mama, como a mamografia e o autoexame. “É imprescindível que as mulheres tenham consultas regulares com seus médicos, onde serão examinadas e terão seus exames de rastreamento solicitados de acordo com as recomendações. A boa notícia é que a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama têm essa altíssima taxa de eficácia”, destaca o médico Anderson Belezia, responsável técnico da empresa Diagnose, especializada em exames de imagem.

A gerente de Operações da Diagnose, em Brasília, Elaine Conti, revela o aumento no número de exames feito pela empresa, prestadora de serviços à rede pública de saúde no DF que neste mês atingiu mais de mil mamografias. “O intuito foi trazer o diagnóstico precoce a um número muito maior de mulheres, por meio de exames e laudos precisos, rápidos, seguros”, disse.

Outro ponto positivo do diagnóstico precoce, quando há a ocorrência da doença, está relacionado ao tratamento. No estágio inicial, o câncer de mama geralmente é menor e menos provável de se espalhar para os gânglios linfáticos ou outras partes do corpo. “Isso significa que as opções de tratamento podem ser menos invasivas, com menos efeitos colaterais”, recordou Anderson Belezia. “Além disso, em estágio inicial, o câncer de mama é mais sensível a terapias como a radioterapia e a terapia hormonal, o que aumenta a eficácia desses tratamentos”, completou.

Um outro medo provocado pelo câncer de mama é o risco de que se espalhe pelo corpo. O que também pode ser reduzido quando a descoberta da doença é feita e suas fases iniciais. “A detecção precoce ajuda a prevenir a propagação do câncer para outras partes do corpo, o que, por consequência, agrega maior gravidade ao caso”, alertou Anderson Belezia, médico da Diagnose.

Além desses aspectos clínicos, a detecção precoce também traz consigo um maior suporte emocional. Isso porque as pessoas afetadas têm mais tempo para se preparar emocionalmente e para buscar apoio psicológico, tornando o processo de tratamento mais gerenciável. “O fator mente é extremamente importante no momento do diagnóstico. É claro que nós queremos que todo exame dê negativo. Mas, caso isso não ocorra, trabalhamos para que o tratamento seja iniciado o quanto antes”, finalizou Anderson Belezia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui