Caso aconteceu recentemente com a NVIDIA GeForce Brasil

Instagram é uma das redes sociais mais populares atualmente, por isso as contas costumam ser alvos de golpistas. Nas últimas semanas, os casos aumentaram e começaram a chamar a atenção.

No caso de perfis pessoais, é comum ver amigos anunciando a venda de produtos abaixo do preço, como TVs, celulares e móveis, sempre com o endereço do PIX para depósito. Se isso acontecer com algum conhecido, vale mandar uma mensagem por outro local e também ligar diretamente por vídeo ou voz para confirmar se a venda é verdadeira, já que é comum que o WhatsApp também tenha sido comprometido.

Já no caso de contas comerciais, é comum o anúncio de sorteios falsos para roubar dados e procurar novos alvos de golpes, como aconteceu recentemente com a NVIDIA GeForce Brasil, que já anunciou a recuperação da conta. Mas como esses problemas acontecem?

Como contas do Instagram são roubadas?

Existem várias formas de roubar contas do Instagram e de outras redes sociais. Em alguns casos, por exemplo, o e-mail de acesso é invadido e, a partir disso, é possível pedir acesso para trocar a senha do perfil.

Em outros casos, quando a autenticação de dois fatores está ativa, o usuário pode receber uma mensagem pedindo para que o código seja enviado. Nestes casos, o golpista pode se passar por uma instituição séria, que precisa daquele código para incluir a pessoa em alguma promoção, ou até mesmo para assegurar sua conta na rede social. Por isso as plataformas reiteram que tais códigos de segurança não devem ser passados para ninguém – nem para eles.

Há ainda os casos de roubo, perda ou clonagem do número do celular, que permitem ao criminoso ter acesso às contas de diversas redes sociais. Nestes casos, é comum que o golpista se passe pelo usuário, pedindo dinheiro via PIX para amigos e familiares, por isso é sempre importante tentar o contato direto por voz ou vídeo antes de transferir qualquer quantia.

Como proteger sua conta no Instagram?

Com o aumento de casos, os usuários devem procurar todos os recursos possíveis para se proteger. Um dos pontos mais importantes é ter acesso ao e-mail vinculado à conta. Caso você tenha um perfil do Instagram com um e-mail que não acessa mais, atualize essas informações, já que elas serão importantes no caso de perda da conta.

Também é importante ter a autenticação em dois fatores. Ao ativar o recurso, é necessário que o usuário informe um código específico para conseguir entrar e/ou alterar informações importantes, como e-mail, senha, ou até deletar o perfil. Uma das opções dada pelas plataformas é a autenticação via SMS, em que o usuário recebe um código pela linha do celular. Mesmo sendo uma das opções mais conhecidas, esse recurso deve ser utilizado cada vez menos.

Há relatos de usuários que tiveram as linhas de telefone comprometidas e, por isso, as mensagens via SMS não foram entregues, ou foram visualizadas pelos golpistas. Atualmente, uma das melhores formas de usar a autenticação é por aplicativos próprios para isso, como Google Authenticator e Microsoft Authenticator.

Para ativar a verificação em duas etapas, acesse seu perfil no Instagram e vá em:

  • Configurações
  • Segurança
  • Autenticação de dois fatores

 

Ao chegar nessa parte, o Instagram dá 3 opções, mas recomenda o uso de aplicativos, como os citados acima, que já podem estar instalados no celular. Depois disso, basta seguir alguns passos simples informados na tela e, pronto, sua conta estará com mais uma camada de segurança, caso seja alvo de algum ataque.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

7 + 4 =

Solve : *
26 × 13 =