Drª Lucilene em entrevista anunciou que Secretaria de Saúde prepara edital para contratar temporariamente 30 novos médicos – que vão reforçar a estratégia da família.

 

Lucilene Maria Florêncio de Queiroz, sempre soube que tipo de médica queria ser: ginecologista e obstetra, que era sua vocação, sua paixão. Quando chegou na capital federal, a médica de carreira ingressou no serviço público em 1992.
A pernambucana já tinha seu destino traçado e continuou construindo sua extensa trajetória com mais de 20 anos de experiência em gestão – atuou desde a Estratégia de Saúde da Família até a direção de hospitais.

Foto: Tudo Ok Notícias

Após a exoneração do ex-secretário da Saúde, Manoel Pafiadache, a sua substituta, Lucilene Florêncio, tomou posse da cadeira em 09 de junho e agora tem a missão de colocar a saúde do DF nos trilhos.
Conhecida pelas lideranças da região oeste pelo carinho e dedicação à saúde, Drª Lucilene deixou a superintendência da Região de Saúde Oeste no dia 24 de maio, quando assumiu a vice-presidência do Instituto de Gestão Estratégia de Saúde (Iges-DF). Além de coordenadora de saúde do Gama e do Guará

Em entrevista nesta segunda-feira, 27, a ABBP, a nova gestora declarou que uma de suas metas é a saúde mental. “A saúde mental é um pilar muito importante que quero fortalecer”, frisou Lucilene, que ressalta a relevância do tema no cenário pós-pandemia e complementa. “Temos que cuidar, não só da demanda que já tínhamos, mas também do aumento que a pandemia nos trouxe”, enfatiza a obstetra.

Em defesa da imunização, Drª Lucilene destacou como meta a cobertura vacinal contra Covid-19. “É preciso fazer busca ativa e chamamento para a população completar o esquema vacinal, inclusive com todas as doses de reforço. A imprensa pode nos ajudar”, ressalta.

A secretária explanou da busca ativa pela população nas regiões administrativas mais carentes do Distrito Federal – citou o ‘Carro da Vacina’, com uma equipe de profissionais de saúde a bordo – levando imunização para pessoas que não tomaram nem a primeira dose. Lucilene sabe a importância de levar a imunização para mais regiões do Distrito Federal: “Há lugares onde as pessoas têm dificuldades para se vacinar. A intenção é ir capilarizando”, disse a idealizadora do Carro da Vacina.

A médica está “arrumando a Casa”, divulgou a vacina contra a influenza que começou nesta segunda, 27, com um estoque de mais de 500 mil doses do imunizante, aplicado em 111 unidades básicas de saúde [UBSs].

Em um momento em que a vacinação avança – muitas questões precisam ser resolvidas diariamente e de forma rápida para melhor atender à população.

” Temos uma estrutura da Estratégia de Saúde da Família que tem que ser reforçada. A contratação de médicos fará com que aumente a cobertura. O governo realizou concurso, no último domingo, a fim de contratar 230 médicos em 47 especialidades, além de 101 enfermeiros e 50 cirurgiões-dentistas ”, indagou a secretária.

Ela vai se debruçar sobre a questão de “elaborar estratégias para que pacientes à espera de cirurgias eletivas sejam operados”, reforça Drª Lucilene Florência, que tem pautado pela transparência à frente da SES-DF.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

cinco × 5 =

Solve : *
27 − 11 =