Descoberta reacende o debate sobre a vida fora da Terra

Nesta segunda-feira (26), a NASA, agência espacial norte-americana, anunciou que cientistas detectaram, pela primeira vez, uma molécula de carbono no espaço. A descoberta foi possível graças aos dados coletados pelo telescopio James Webb

O composto cátion metila (CH3+) foi encontrado em um disco protoplanetário, chamado de d203-506, em um sistema estelar jovem localizado na Nebulosa de Órion, a 1.350 anos-luz de distância da Terra.

Molécula de carbono descoberta pelo James Webb
Imagens da NASA revelam, da esquerda para a direita e de cima para baixo, a Nebulosa de Orion, o disco protoplanetário d203-506 em meio a Nebulosa e o d203-506 com mais destaque, respectivamente (James Webb/Divulgação)

Para quem não sabe, a molécula de carbono é fundamental para a existência de vida. Todas as bases de vida conhecidas contêm a substância. Assim, a revelação é importante para pesquisas sobre a vida fora da Terra e as condições para a sua formação.

Além de detectar a substância, os cientistas também preveem que a formação do composto de carbono CH3+ se deve à radiação ultravioleta (UV). Normalmente, é esperado que a radiação destrua moléculas orgânicas complexas, contudo, neste caso, os pesquisadores especulam que o composto de carbono teve energia suficiente para se formar graças a ela.

De: Redação / Fonte: Jovemnerd

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui