A um passo do mercado de trabalho

Parceria entre instituição do terceiro setor e empresários ajuda pessoas na busca pelo tão sonhado emprego

Uma das piores consequências da pandemia da covid-19 foi o desemprego. Porém, o mercado de trabalho voltou a aquecer e a absorver mão-de-obra. No Distrito Federal, por exemplo, a taxa de desemprego total diminuiu de 19,5% para 17,0%, entre março de 2021 e de 2022, respectivamente. Com essa volta das contratações por parte das empresas, o Instituto Reciclando o Futuro decidiu ser uma ponte entre quem busca uma recolocação e quem tem vagas disponíveis.

Semanalmente, por exemplo, mais de 30 candidatos passam na sede do instituto social, na Asa Sul, para uma prova promovida por uma das maiores redes de postos de gasolina do Distrito Federal. As seleções estão previstas para o preenchimento de quase 80 vagas para cargos como frentista, lavador de veículos e jovem aprendiz. Os salários variam de R$ 991,94 a R$ 1.358,24, mais benefícios trabalhistas.

O Reciclando o Futuro é o responsável por receber esses currículos, buscar parcerias e articular com as empresas e fazer uma seleção prévia de perfil de acordo com o que o contratante precisa. E não é apenas com essa rede. Diversas outras empresas procuram o instituto em busca de profissionais com perfis previamente avaliados.

Um dos candidatos, Marcos de Jesus Dias, de 21 anos, está desde os 18 anos em busca do primeiro emprego com carteira assinada. “Essa é uma ação importante, pois dá aos jovens uma oportunidade de, finalmente, ingressar no mercado de trabalho”, conta o morador de Ceilândia.

De acordo com os responsáveis pela execução da iniciativa, novas parcerias vão ser firmadas nos próximos dias. Além da rede de postos de gasolina, há outras empresas, um supermercado e um atacadista que vão requisitar para ofertar vagas de trabalho. “Nosso objetivo é recolocar as pessoas de volta no mercado de trabalho. Conhecemos muitos empresários que, geralmente, precisam preencher postos. Tratamos de fazer essa ponte entre as empresas e quem precisa de um emprego”, explica Renata d’Aguiar, fundadora do Instituto Reciclando o Futuro, responsável por encaminhar centenas de candidatos para as seleções.

Renata d’Aguiar é candidata a deputada distrital pelo PMN. Entre suas principais bandeiras está a geração de emprego e renda, bem como a capacitação profissional para o mercado de trabalho e a valorização do setor de tecnologia, com ênfase nos esportes digitais.

Para quem se interessou e quer participar das próximas seleções basta enviar o currículo para o e-mail [email protected]. Após a prova, há ainda uma entrevista profissional antes da contratação definitiva.

Fonte: Agencia Brasilia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui