A cagaita é um fruto típico do Cerrado brasileiro. Os frutos da cagaiteira são fontes de vitaminas do complexo B, vitamina C e niacina, além de glicídios e proteínas.
A cagaita (Eugenia dysenterica DC) pertence à família Myrtaceae, e é um fruto típico do cerrado brasileiro, sendo encontrado no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia e Minas Gerais, em cerrados e cerradões. Sua árvore, a cagaiteira, é de porte médio e pode atingir até 10 metros de altura. Na época de sua floração, nos meses de agosto e setembro, a cagaiteira emite flores brancas em abundância, muito perfumadas. A época de frutificação dessa árvore é nos meses de setembro a novembro, podendo chegar até dezembro, isso vai depender das condições climáticas de cada região.
Seus frutos são muito suculentos e consumidos ao natural ou em forma de geleias, sucos, licores, doces e sorvetes.
Os frutos maduros que caem das árvores e ficam expostos ao sol sofrem fermentação e, se consumidos em excesso, causam efeito laxante, o que justifica o nome popular e o nome científico.
Com sabor acidulado, merecem certa atenção quanto à quantidade ingerida. Os frutos da cagaiteira são fontes de vitaminas do complexo B, vitamina C e niacina, além de glicídios e proteínas.
Por ter porte médio e ser muito bonita quando se encontra na época da floração, a cagaiteira é utilizada como ornamentação. Suas folhas são usadas com fins medicinais, pois, ao contrário dos frutos, têm ação antidiarreica. Em Brasília, no Distrito Federal, é comum vermos cagaiteiras enfeitando a cidade, compondo um paisagismo público que agrega beleza e benefícios à população.
Por: Junim 10B – Na Trilha Certa | com referencias da web