Ele disse em depoimento a polícia que armeira entregou a arma aberta e que ele não checou toda a parte da munição, como deveria, segundo jornal ‘The New York Times’.

O diretor assistente do longa-metragem “Rust“, Dave Halls, disse em depoimento à polícia que não fez a inspeção completa da arma que entregou a Alec Baldwin antes de ele atirar na diretora da fotografia do filme, publicou o jornal “The New York Times” nesta quarta-feira (27).

Dave Halls contou no depoimento que a armeira do filme, Hannah Gutierrez-Reed, entregou a arma aberta para que ele a inspecionasse, mas ele não checou todos os cartuchos, segundo o jornal.

“Ele avisou que deveria ter checado todas elas, mas não checou, e não conseguia se lembrar se ele girou o tambor da arma”, diz o registro do depoimento, segundo o “New York Times”. Ele disse que se lembra de ter visto apenas três cartuchos, de acordo com o jornal.

Cartucho de chumbo encontrado

 

O xerife do condado de Santa Fé, Adan Mendoza afirmou em uma entrevista coletiva, também nesta quarta-feira, que investigadores recuperaram um projétil de chumbo que pode ter sido disparado da arma usada pelo ator Alec Baldwin.

A afirmação foi feita em coletiva de imprensa organizada para falar sobre o disparo de arma de fogo que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins no set de “Rust”. Veja os principais pontos divulgados:

  • A polícia acredita que o projétil veio da arma usada por Baldwin, mas testes ainda vão ser realizados;
  • o projétil foi recuperado do ombro do diretor Joel Souza, que também foi atingido no incidente, pela equipe médica;
  • poucas pessoas estavam no local exato do incidente, mas cerca de 100 estavam no set;
  • a polícia confiscou cerca de 600 itens da produção. Entre eles estavam três armas de fogo, uma delas a que acreditam ter sido usada por Baldwin, cerca de 500 balas, roupas e outros itens;
  • todos os itens confiscados na investigação vão ser encaminhados para o laboratório de análises do FBI;
  • o xerife acredita que ainda é cedo para comentar possíveis acusações criminais, mas a investigação vai continuar e prisões podem ser feitas caso determinem que houve crime e causa provável.

 

Imagem aérea do canal KOAT 7 News mostra agentes policiais no local das gravações de 'Rust', onde uma mulher morreu e um homem foi ferido por disparos — Foto: KOAT 7 News vía AP

Imagem aérea do canal KOAT 7 News mostra agentes policiais no local das gravações de ‘Rust’, onde uma mulher morreu e um homem foi ferido por disparos — Foto: KOAT 7 News vía AP

Queixas anteriores ao diretor de fotografia

 

Dave Halls já foi alvo de queixas sobre segurança no uso de armas e pirotecnia no set em 2019, declararam à rede americana CNN duas pessoas que trabalharam com ele na época.

De acordo com os relatos, o assistente desrespeitava protocolos de segurança em relação aos equipamentos perigosos usados em cenas, bloqueios de saídas de incêndio e quando alguém se feria. Além disso, os depoimentos alegam que ele tinha um comportamento sexual impróprio com colegas.

De acordo com um documento judicial, Dave Halls foi identificado como o homem que entregou a arma que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins a Alec Baldwin e gritou “arma fria” no momento da passagem. Este é o termo usado na indústria para indicar que a arma era segura.

 

Desrespeito aos protocolos

 

Maggie Goll, designer de objetos cenográficos e pirotécnica licenciada, trabalhou com Halls na série “Into the Dark” em 2019 e relata que, na época, o assistente negligenciou a realização de reuniões de segurança e sempre falhou em anunciar a presença de arma de fogo no set para o elenco, conforme é o protocolo.

Ela conta que Halls apenas anunciava a presença de uma arma devido às exigências do assistente do mestre de adereços – que é responsável pelos objetos que entram em contato com os atores -, que pedia que o protocolo acontecesse todos os dias, bem como que fosse informado qual o material que a arma era feita e se ela estava descarregada ou não.

Maggie afirma que Halls era chamado a atenção recorrentemente por permitir que os atores se dispersassem com estes equipamentos ainda em mãos ou por não fazer os anúncios necessários.

Veja diferença entre bala convencional e bala de festim

–:–/–:–

Veja diferença entre bala convencional e bala de festim

Em uma ocasião, um pirotécnico licenciado chegou a sofrer um acidente durante filmagens e Halls pediu que a gravação continuasse, relata Maggie.

 

“Eu disse a ele que eles eram livres para filmar o que quisessem, mas que não haveria fogo ou faíscas, etc. até que o médico, o oficial de segurança contra incêndios e todos os meus companheiros estivessem em segurança no set”, declarou à CNN.

Halls também teria se queixado de ter uma arma inspecionada por um profissional licenciado para uma cena em que uma atriz apontaria o objeto para sua própria cabeça e puxaria o gatilho, disse outro ex-colega de Halls que pediu para não ser identificado.

Assédio

 

A pirotécnica Maggie afirma que em 2019 escutou relatos de vários colegas de que o assistente estaria realizando toques “indesejados e desnecessários” em membros do elenco de todos os gêneros e departamentos, deixando as pessoas desconfortáveis.

Ela alega que chegou a ligar para uma linha de segurança da produção, reclamou pessoalmente aos produtores executivos da Blumhouse Productions e informou o Directors Guild of America (DGA) sobre pessoas que se sentiam inseguras, mas nada foi feito a respeito.

Halls não respondeu à CNN sobre as acusações.

Fonte: Agencia Brasilia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui