Ao todo, 2.472 agentes culturais se inscreveram no edital que contemplará 1.890 fazedores de cultura das 33 RAs, com R$ 21 milhões no total
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) publicou, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), desta quinta-feira (17), o resultado preliminar do edital Aldir Blanc Gran Circular (19/2020). Ao todo, 2.472 agentes culturais se inscreveram no edital que vai contemplar 1.890 fazedores de cultura das 33 Regiões Administrativas do DF, com R$ 21 milhões no total. O recurso começa nesta sexta-feira (18) e deve ser respondido por meio de formulário eletrônico.
Excepcionalmente, o edital Aldir Blanc Gran Circular vai permitir, no recurso, que se adicionem documentos não apresentados. Assim, os desclassificados por ausência ou incompletude de documentos podem juntar a documentação faltante no recurso.
“É com imensa felicidade que anuncio o edital Gran Circular Aldir Blanc, que compõe a Linha 3 da Lei 14.017. Nesse momento, a Secec forma uma força-tarefa para contemplar esses artistas dentro do prazo máximo de pagamento, estipulado em 31 de dezembro”, aponta o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.
Dividido entre seis linhas para pessoas físicas e jurídicas, o Gran Circular foi elaborado para alcançar artistas em situação de vulnerabilidade social. Desde aqueles que habitam nas áreas de mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do DF até agentes que se autodeclararem negros ou pardos, pessoas com deficiência, quilombolas e indígenas. Mulheres (cis ou transgêneros) também receberam pontuação extra.
Próximos passos
Os proponentes com o status de “desclassificados” terão o prazo de cinco dias corridos, a partir desta sexta-feira (18), para apresentar recursos, que devem ser enviados à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criava do Distrito Federal por meio do formulário Google.
Para a linha de apoio 3 do Gran Circular, será necessário pedir a ficha completa de avaliação pelo e-mail.