 e a <strong>Agência Nacional de Telecomunicações</strong> (Anatel), o aplicativo permite bloquear rapidamente o celular em caso de emergências, impedindo o acesso a dados sensíveis e cobiçados pelos assaltantes.</p>
<p>Quer instalar o Celular Seguro em seu aparelho, para evitar futuras complicações? Então siga o nosso guia abaixo.</p>
<h2>Como baixar o app Celular Seguro?</h2>
<p>Para baixar o app, basta seguir para a loja de seu dispositivo. Você encontra a versão de Android na Google Play (clique aqui), e a versão de iOS na App Store (clique aqui).</p>
<p>É bom pontuar que, para acessar o app, é preciso de uma conta do Portal Gov, o portal oficial do governo brasileiro. É a mesma conta utilizada nos apps da carteira de trabalho virtual, da carteira de habilitação digital, ou para declarar Imposto de Renda.</p>
<p>De qualquer forma, se você ainda não tem uma, <a href=)
Como encontrar o IMEI e número de série (SN) do aparelho?
Você pode bloquear um celular perdido ou roubado apenas com o modelo, número de telefone e operadora, mas é melhor tomar algumas garantias, especialmente caso o chip seja inutilizado pelos assaltantes.
Uma opção boa é utilizar o código IMEI, que é um número de identificação único de cada dispositivo. Outra alternativa é o número de série, ou serial number (SN), do aparelho. Ambos são identificações exclusivas de seu dispositivo, que não podem ser alteradas, e são encontrados no mesmo lugar.
Para obter os números, basta discar *#06# em seu aplicativo de telefone. A tela então exibirá tanto o IMEI quanto o número de série. Não se esqueça de anotar os códigos em algum lugar seguro e fora do celular — nunca se sabe quando serão úteis!
Como cadastrar seu celular no app Celular Seguro?
Com o aplicativo baixado, conta do Portal Gov.br criada e conectada, agora é hora de cadastrar seu dispositivo no app Celular Seguro.
O processo é simples. Basta abrir o app, clicar na opção “Registrar Telefone” e depois no botão “Cadastrar Telefone”. Para isso, será pedido a marca, modelo, operadora e número de telefone, com as opções adicionais de inserir o número de série e o IMEI.
Preencha com todos os dados que tiver disponíveis e clique em “Cadastrar”. Com isso, seu dispositivo agora aparecerá em uma lista dentro do aplicativo, o que significa que você poderá acionar algumas opções em caso de emergência.
Como cadastrar uma pessoa de confiança no app Celular Seguro?
O app permite ainda cadastrar uma Pessoa de Confiança. Como implica o nome, isso significa indicar um contato que poderá bloquear o dispositivo em caso de roubo.
Para cadastrar uma pessoa de confiança, é preciso os seguintes dados: Nome, CPF, Telefone e Email. Após indicar alguém, seu aparelho cadastrado ficará visível na lista de dispositivos da pessoa.
Como utilizar o Celular Seguro em caso de roubo?
Se você seguir todos os passos anteriores, está pronto para lidar com uma emergência. Caso seu dispositivo registrado seja roubado, você precisará acessar o Celular Seguro via computador (clique aqui), por outro dispositivo ou pelo app de sua Pessoa de Confiança indicada.
Com o app ou página do Celular Seguro aberto, você precisará clicar em “Registrar Ocorrência” e definir se algo aconteceu com o seu dispositivo ou com o de uma Pessoa de Confiança. A página de ocorrência pede algumas informações, como a data e hora do ocorrido, o tipo de situação e o estado e cidade do incidente.
Com tudo isso preenchido, é possível emitir uma ocorrência que bloqueará o acesso ao celular.
Fonte: Jovemnerd