Henrique Avancini conquistou neste domingo (6 de agosto) seu segundo título mundial no MTB Marathon (XCM). O brasileiro, que havia vencido a disputa em 2018, dominou a prova do Mundial UCI Glasgow 2023, na Escócia, e venceu com 28 segundos de vantagem sobre Martin Stosek, da República Tcheca. O alemão Lukas Baum foi o terceiro, a 1min43s.
O brasileiro Henrique Avancini conquistou, neste domingo, a medalha de ouro na prova de ciclismo mountain bike maratona do Campeonato Mundial da modalidade, que está sendo disputado em Glasgow, na Escócia.
É a segunda vez que Henrique conquista o título, foi medalhista de ouro em 2018, em Auronzo di Cadore, na Itália. Henrique também tem uma medalha de prata no Mundial de 2021 na categoria Short Track, a menor das distâncias da modalidade.
A prova que é disputada nas Olimpíadas no ciclismo mountain bike é o cross country, que ainda não foi realizada no Mundial deste ano.
“É um momento especial, embora seja a segunda vez que venço o título. Especial por todas as circunstâncias, por estar em um projeto novo, por ter me colocado em uma situação desafiadora e em uma temporada que me trouxe muitos desafios e momentos difíceis. Minha gratidão hoje por conseguir competir bem era enorme a cada pedalada”, comemorou Avancini.
Glasgow, na Escócia, recebe, desde o dia 3, o Campeonato Mundial de ciclismo, reunindo todas as disciplinas do esporte de bicicleta. É a primeira vez que modalidades como ciclismo estrada, ciclismo pista, ciclismo mountain bike e ciclismo BMX disputam o Mundial no mesmo local e nas mesmas datas. É o maior evento da história do ciclismo.
Avancini volta a usar a camisa arco-íris em seu primeiro retorno ao Mundial da modalidade desde o título de 2018, na Itália. Antes da prova, o brasileiro comentou sobre o desafio: “Volto a competir no XCM depois de muitos anos pois depois de vencer em 2018 eu não tive a oportunidade de competir novamente na modalidade. Então voltar a esta modalidade em um mundial é um momento especial.”
TOP 10
1 – Henrique Avancini 4h 14′ 42″
2 – Martin Stosek +28″
3 – Lucas Baum +1’43”
4 – Marc Stutzmann +3’33”
5 – Héctor Leonardo Páez +3’35”
6 – José Dias +3’52”
7 – Alexandre Balmer +4’11”
8 – Fabian Rabensteiner +4’11”
9 – Diego Rosa +4’33”
10 – Andreas Seewald +4’50”
O brasileiro continua no Mundial e, na quinta-feira, 10 de agosto, será a vez do short track e, no dia 12 (sábado), do cross country olímpico.
Por: Junim 10B – Na Trilha Certa