Saiba mais sobre a missão PACE da NASA, que visa investigar a saúde dos oceanos e do ar, após o lançamento bem-sucedido do satélite pela SpaceX.
A NASA lançou, com sucesso, uma nova missão nesta quinta-feira (08). O objetivo da vez é estudar a saúde dos oceanos, a qualidade do ar e os efeitos das mudanças climáticas na Terra.
O satélite Plankton, Aerosol, Climate, ocean Ecosystem (PACE) foi carregado até a órbita terrestre por um foguete Falcon 9, da SpaceX, na madrugada de hoje. O equipamento da NASA “estudará a vida microscópica nos oceanos e as partículas microscópicas na atmosfera para investigar os principais mistérios dos sistemas interconectados do nosso planeta“.
Com o instrumento hiperespectral de cores dos oceanos acoplado no PACE, pesquisadores poderão medir corpos d’água em um espectro de luz ultravioleta, visível e infravermelha próxima. Isso, consequentemente, permitirá que a distribuição e as alterações do fitoplâncton no planeta sejam monitoradas e colocadas em escalas globais.
“Os oceanos da Terra estão respondendo de muitas maneiras às alterações climáticas – desde a subida do nível do mar às ondas de calor marinhas e à perda de biodiversidade. Com o PACE, investigadores poderão estudar os efeitos das alterações climáticas no fitoplâncton, que desempenha um papel fundamental no ciclo global do carbono, absorvendo dióxido de carbono da atmosfera e convertendo-o em material celular. Estes pequenos organismos impulsionam ecossistemas aquáticos e globais que fornecem recursos essenciais para a segurança alimentar, recreação e economia.”
Outro destaque é a dupla de instrumentos polarímetros do satélite. Estes, por suas vezes, irão detectar como a luz solar interage com as partículas na atmosfera, gerando informações sobre aerossóis atmosféricos e propriedades das nuvens, assim como sobre a qualidade do ar.
A NASA declarou, nesta manhã, que a espaçonave que carrega o PACE está funcionando conforme o esperado até o momento.
Fonte: Jovemnerd