22 de Março – Dia Mundial da Água

Por Luciano Lima

Todos nós sabemos que a ÁGUA é um bem essencial para a vida. E neste dia 22 de março, DIA MUNDIAL DA ÁGUA, precisamos refletir sobre as escolhas que devemos fazer que possam ajudar na preservação do meio ambiente e honrar cada gota d’água que nos é dada por Deus (e pelo planeta) diariamente.

Nós últimos 15 anos tive a oportunidade de conhecer mais profundamente, com minha esposa Mônica Lima e grupos de amigos fazendo trilhas, a pé ou de bike, o nosso CERRADO. O amor por este bioma único só aumentou. Nossas experiências com a fauna e a flora foram inesquecíveis.

Portanto, quero aproveitar para também chamar a atenção para a preservação do bioma que abriga os aquíferos Guarani, Bambuí e Urucuia, as três principais reservas de água da América do Sul e que estão entre as principais do mundo.

A água que nasce no CERRADO é distribuída para o Brasil inteiro. Em diferentes proporções, estima-se que o CERRADO abasteça 8 das 12 regiões hidrográficas do nosso país. Daí se dá importância de um engajamento mais forte de todos para ajudar a destravar a tramitação no Congresso Nacional do projeto que transforma o CERRADO em patrimônio nacional. O único objetivo do projeto é promover a preservação de um dos biomas mais ameaçados do mundo.

Não podemos ser contra o desenvolvimento do país, mas a comida pode ser colocada na mesa de todos sem que haja tanto desequilíbrio. A conta da nossa indiferença, do desrespeito e da destruição está ficando muito cara. É calor demais ou enchentes cada vez mais avassaladoras. Ou seja, a mãe natureza está nos impondo os extremos como castigo. Ainda há tempo para ACORDARMOS!

As trilhas a pé que fizemos nos últimos anos no Cerrado do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, muitas delas com mais de 30 km em um só dia, nos mostraram que o processo de destruição do CERRADO está acelerado. Passamos por muitos córregos antes perenes, e que desaparecem em períodos de seca.

A situação da Reserva Ecológica de Águas Emendadas, por exemplo, é de se fazer chorar. É muito preocupante o avanço descontrolado da Agricultura e da ocupação humana ao redor da Reserva, que simplesmente coloca sob ameaça duas grandes bacias da América Latina: a Platina e a Tocantins/Araguaia.

Façamos um profundo exame de consciência neste DIA MUNDIAL DA ÁGUA. O que estamos fazendo para a preservação dos nossos mananciais, parque e reservas ecológicas? O que estamos fazendo para preservar o nosso CERRADO, Berço das Águas do nosso Brasil? Pense nisso! Não há vida sem Água!

*Luciano Lima é historiador, jornalista, radialista, apaixonado pelo Cerrado e um amante do turismo de aventura sustentável

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

20 − 11 =

Solve : *
2 + 30 =