A Receita Federal antecipou a liberação do programa gerador do Imposto de Renda 2024. Parte dos contribuintes já pode baixar pela internet.

O programa para declarar Imposto de Renda 2024 foi antecipado e está disponível, a partir de hoje, para boa parte dos brasileiros. O download já pode ser feito por contribuintes com conta nível prata e ouro no Portal Gov.br.

Este ano, a Receita federal antecipou a liberação do programa pela internet. A previsão original era de que estaria disponível só sexta-feira (15), porém foi liberado nesta terça, 12.

As prioridades para receber a restituição primeiro são a declaração pré-preenchida e a escolha de receber o valor por PIX pela chave do CPF do contribuinte, não poderá ser e-mail ou telefone).

Mantido o prazo para entrega das declarações.

Então corra, porque quem declara antes, também recebe primeiro a restituição e o prazo para entregar começa nesta sexta, 15.

A antecipação vai permitir que contribuinte verifique as informações disponíveis e já reúna os documentos necessários.

“Os contribuintes com conta gov.br níveis ouro e prata já terão a possibilidade de preencher o documento com a pré-preenchida. Entretanto, devem estar atentos quanto à transmissão da declaração, que só será possível a partir da próxima sexta-feira (15)”, informou a Secretaria da Receita Federal.

A declaração pré-preenchida tem informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais e que são carregadas automaticamente, sem a necessidade de digitação.

O recurso permite o preenchimento de quase toda a declaração de forma automática.

Menos erros

A Receita Federal espera receber 17,2 milhões de declarações por meio do formato pré-preenchido em 2024, 40% dos 43 milhões de documentos esperados.

A Receita acredita que esse tipo de declaração diminui os erros e proporciona maior comodidade ao contribuinte.

43 milhões de declaração

A Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações este ano.

O prazo de entrega  do Imposto de Renda 2024, ano-base 2023, vai de 15 de março até 31 de maio neste ano.

Quem não entregar dentro do prazo fixado poderá pagar multa mínima de R$ 165,74 e valor máximo correspondente a 20% do Imposto sobre a Renda devido.

Pagamento da restituição

A restituição será paga em cinco lotes a partir de 31 de maio:

1º lote: 31 de maio;

2º lote: 28 de junho;

3º lote: 31 de julho;

4º lote: 30 de agosto;

5º lote: 30 de setembro.

Quem tem que declarar

É obrigado a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 em 2023.

Fonte: Só notícia boa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui