Explore Inovações e Regulamentações que Definirão o Ano
2023 foi marcado pelo tema de inteligência artificial (IA) de diversas maneiras. Ao longo dos meses, o público passou a lidar com a chegada de chatbots, carros automatizados, assistentes virtuais, aberturas de série e até ilustrações de livros feitas por IA, gerando várias discussões na sociedade.
Logo, parece seguro dizer que 2024 também terá muitas novidades sobre o tema, que deve ficar ainda mais presente no cotidiano das pessoas. Pensando nisso, reunimos abaixo cinco tendências da área de IA para 2024, para te ajudar a saber o que esperar a partir de agora:
1 – Inteligência artificial generativa mais poderosa
A inteligência artificial generativa segue em frente a passos largos e não parece que vai diminuir sua velocidade. A OpenAI, dona do chatbot mais famoso, o ChatGPT, evoluiu muito desde o seu início. E outras ferramentas, como o AIDungeon, em que usuários participam de narrativas no estilo RPG, e o gerador de imagens Midjourney, seguem avançando, tornando seus resultados mais naturais.
Conforme esse poderio aumenta, a IA generativa tende a estar mais presente na vida das pessoas durante 2024. Seja em uma simples pesquisa por texto, voz ou imagem, ou encurtando processos, provavelmente as pessoas verão e usarão mais esses mecanismos durante o ano.
2 – IA e Cloud Computing
Unindo duas tecnologias na vanguarda da informática, a IA estará cada vez mais presente e será cada vez mais necessária para o cloud computing. Essa tecnologia, usada de forma remota, normalmente por grandes empresas, detém uma quantidade enorme de dados e o uso da inteligência artificial auxilia no processamento deles.
O avanço da IA no cloud computing pode diminuir o tempo de atividades e não seria mais necessário ter um servidor físico armazenando todas as informações. Isso pode gerar mais economia e velocidade de processos para as empresas.
3 – Regulamentação sobre o uso da IA
Não é somente no âmbito tecnológico que projetamos tendências sobre IA. Diversos países se preocupam com os riscos do uso da tecnologia, já que muitas pessoas podem usá-la de má fé. Por isso, uma série de regulamentações e legislações para garantir o uso seguro da tecnologia têm sido discutidas por políticos e nações ao redor do mundo.
Além disso, ter uma regulamentação estruturada aumentaria a chance de investimentos e parcerias, para destacar as partes positivas da área.
4 – Uso na arte
A Disney utilizou a IA para criar a abertura da série Invasão Secreta, o que levantou discussões sobre o uso da tecnologia na arte. Conforme esse setor avança e o poderio criativo, através de um gigantesco banco de dados, cresce, é bem provável que mais criações utilizem totalmente, ou parcialmente, a tecnologia.
Entretanto, esse ponto é mais complexo do que simplesmente usar ou não. Por se tratar de um banco de dados, é possível haver plágio de obras ou estilos de artistas. Isso aponta a necessidade da regulamentação e bom uso da IA por parte de artistas, estúdios e empresas. Certamente ela pode ser utilizada no processo criativo, mas ainda levanta ressalvas e discussões interessantes na área, que serão mantidas durante 2024.
5 – Mercado de trabalho focado em IA
Como dito anteriormente, diversos setores se beneficiam do uso da inteligência artificial, mas nada disso é possível sem profissionais capacitados. Por isso, quem tiver interesse em se especializar na área pode ser bastante valorizado. A tendência é que o mercado como um todo gradativamente se adapte a essa nova habilidade e busque por quem possa oferecer esse diferencial.
Fonte: Jovemnerd