Medida era aguardada há mais de 20 anos pela comunidade e beneficia 131 lotes

O Setor de Desenvolvimento Econômico (SDE) de Brazlândia, antigo Setor de Oficinas e Pequenas Indústrias, será regularizado. Ao todo, serão beneficiados 131 lotes, acabando com uma espera de mais de 20 anos pela comunidade local. Além de solucionar esse problema, a medida estimula o desenvolvimento da região.

A proposta para regularização partiu da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e foi aprovada por unanimidade no Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) na quinta-feira (11). O objetivo é permitir o uso residencial, comercial, de prestação de serviços e atividades institucionais e industriais.

A área, antes conhecida como expansão do Setor de Oficinas, consolidou-se no final da década de 1990 como uma ocupação irregular. “É importante essa regularização para evitar problemas como a falta de licenciamento e permitir o funcionamento regular das empresas. Esperamos que o Setor de Desenvolvimento Econômico de Brazlândia cresça, assim como outras áreas, a exemplo do Polo JK, a AMA do Gama e o Setor de Indústrias em Ceilândia”, disse o governador Ibaneis Rocha.

Com a aprovação, 130 lotes serão destinados a residências, indústrias, prestação de serviços e comércio. O 131º lote será ocupado pelo Quartel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), no mesmo local onde foi instalada a 18ª Delegacia de Polícia. Uma praça também está prevista para a região.

A proposta aprovada pelo Conplan também prevê a manutenção dos espaços ocupados pelos quiosques, mas com a construção de calçadas acessíveis. A arborização com espécies nativas também está nos planos do governo.

Ampliação de escola

A pedido da Secretaria de Educação, o Conplan também aprovou a ampliação do Centro de Ensino Especial 1, na EQ 02/04 de Brazlândia. No local serão construídas sala de aula e atendidas outras demandas.

A próxima etapa agora é a inclusão dessas medidas em projetos de lei elaborados pela Seduh e que devem ser encaminhados à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Vencida essa etapa, os projetos aguardam a sanção pelo governador.

Fonte: Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui